
'Nunca houve páginas sombrias nas relações entre Síria e Rússia,' diz Putin em encontro com presidente sírio

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se com o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, em Moscou nesta quarta-feira (28) para uma visita oficial.
O ministro da Defesa russo, Andrey Belousov, o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, e o chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, Dmitry Shugaev, também participam da reunião.
🇷🇺 Putin se reúne com presidente interino da SíriaEsta é a segunda visita oficial de Ahmed al Sharaa à Rússia.Acompanhe: https://t.co/HxF22Hs2gUpic.twitter.com/FS2MCaVZvu
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 28, 2026
"É com grande satisfação que o recebemos novamente em Moscou. O tempo que passamos juntos em nosso encontro anterior não foi em vão. Muito foi conquistado na restauração de nossas relações bilaterais. Também conseguimos impulsionar a cooperação econômica", declarou Putin.

"As relações entre Rússia e Síria têm raízes profundas", sublinhou o presidente russo ao lembrar que um acordo diplomático foi assinado entre a União Soviética e a Síria em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. "E, ao longo de todos esses anos, nunca houve páginas sombrias em nossas relações", acrescentou Putin.
O presidente russo elogiou ainda os esforços de Ahmed al-Sharaa para desenvolver as relações entre os dois países. O presidente russo observou ainda que aproveitaria a visita de hoje para abordar questões de interesse mútuo.
Putin afirmou que, desde a visita anterior do presidente da Síria, as agências dos dois países têm trabalhado ativamente. Ele indicou que a Rússia está planejando uma série de projetos com a Síria nas áreas da indústria, organizações humanitárias, esportes, medicina e construção.
"Temos acompanhado de perto seus esforços para restaurar a integridade territorial da Síria e queremos parabenizá-los pelo impulso que esse processo está ganhando", disse o presidente russo.
Contatos anteriores
A primeira visita oficial do líder sírio a Moscou foi em 15 de outubro do ano passado. Na época, Putin indicou que a Rússia sempre foi guiada pelos interesses do povo sírio em suas relações com Damasco. Al Sharaa agradeceu o presidente russo por recebê-lo e também destacou os vínculos históricos entre os dois países.
Os presidentes conversaram por telefone em 12 de fevereiro, com Putin reiterando seu apoio à unidade, soberania e integridade territorial do Estado sírio e também enfatizando a importância da implementação de medidas para a normalização do país.
Em março, o presidente russo enviou uma mensagem a Al-Sharaa expressando seu apoio aos esforços do novo governo para estabilizar a situação no país o mais rápido possível.

