O líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, deve anunciar a expansão do arsenal nuclear do país durante o congresso de seu partido. O anúncio deve ocorrer nas próximas semanas, conforme informou a Al Jazeera nesta quarta-feira (28), citando a mídia local.
De acordo com a imprensa norte-coreana, Kim Jong-un alertou que os detalhes anunciados "serão uma fonte de agonia mental" para os inimigos do país. A reunião do partido será a primeira desde 2021. Durante o congresso, o governo divulgará um plano quinquenal de desenvolvimento para a defesa e a economia.
Na terça-feira (27), Kim supervisionou a mais recente de uma série de testes com mísseis e ordenou a "expansão" e modernização de mísseis no país.
Kim classificou o teste com um sistema lançador múltiplo de foguetes de grande calibre como "de grande importância para melhorar a eficácia da nossa dissuasão estratégica". O líder norte-coreano destacou que o sistema de foguetes pode ser utilizado para "ataques específicos".
"O resultado e o significado deste teste serão uma fonte de agonia mental excruciante e uma séria ameaça para as forças que tentam provocar um confronto militar conosco", afirmou Kim.