Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar mobiliza, nesta quarta-feira (28), diversas unidades na Zona Norte do Rio de Janeiro contra integrantes do Comando Vermelho, informou a PCERJ.
A ação tem como foco o cumprimento de cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão, segundo informações do jornal O Globo, para além da recuperação de produtos de roubo e verificação de informações de inteligência.
Os mandados são direcionados principalmente a suspeitos de envolvimento na tortura e morte de um jovem ocorrida no ano passado, na comunidade do Ipase, em Vila Kosmos, na região do Irajá. A operação também ocorre em áreas como Juramentinho, Trem, Fé e Sereno, no Complexo da Penha.
Moradores relataram troca de tiros ao longo da manhã. Em alguns pontos, barricadas foram incendiadas.
Até agora, não há registro oficial de feridos. Pelo menos um suspeito foi detido.
Roubos e homicídios
As investigações, conduzidas pela 27ª Delegacia de Polícia, indicam que o Comando Vermelho atua de forma armada na região, com envolvimento em crimes como tráfico de drogas, roubos e homicídios. Segundo a apuração, os suspeitos disputam domínio sobre os territórios com outros facções e o mantêm por meio de intimidação da população e da instalação de obstáculos em vias públicas.
O caso do Ipase é tratado como um dos principais alvos da operação, apontado por investigadores como um ato de punição exemplar.
Participam da ofensiva equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais e policiais militares de batalhões especializados, incluindo Bope, Choque e Salvamento, e Resgate.