Notícias

Reino Unido atinge número histórico de pessoas vivendo em extrema pobreza

Segundo um estudo da Fundação Joseph Rowntree, trata-se da proporção mais alta já registrada desde 1994.
Reino Unido atinge número histórico de pessoas vivendo em extrema pobrezaJohn Keeble / Gettyimages.ru

Quase sete milhões de britânicos vivem em situação de extrema pobreza, segundo um relatório publicado na terça-feira (27) pela Fundação Joseph Rowntree.

"Em 2023/2024, 6,8 milhões de pessoas — quase metade das que viviam na pobreza — encontravam-se em uma situação de pobreza extrema, com rendimentos muito abaixo do limite de pobreza padrão, o que significa que seus rendimentos eram, no máximo, dois terços do limite de pobreza", escreveu a organização.

Segundo o estudo, trata-se da proporção mais alta já registrada desde 1994.

O que é pobreza extrema?

A pobreza extrema é o estado em que as pessoas não podem custear suas necessidades físicas mais básicas para se manterem aquecidas, secas, limpas e alimentadas.

Segundo o documento, dentro deste grupo encontram-se pessoas com deficiência, membros de determinados grupos étnicos minoritários, famílias numerosas e inquilinos.

Além disso, a quantidade de pessoas que têm dificuldades para acessar alimentos suficientemente nutritivos e variados aumentou 60 % entre 2021/2022 e 2023/2024, o que equivale a 2,8 milhões de pessoas em dois anos.

Qual a explicação?

O estudo menciona, entre as causas da pobreza, a política fragmentada e reativa do governo do Reino Unido durante as últimas décadas.

"A conclusão é que intervenções fragmentadas e muitas vezes mal direcionadas, que frequentemente consistem em cortes básicos dos apoios em vez de investimentos, nunca mudarão um sistema que está gerando uma pobreza cada vez mais profunda", aponta a pesquisa.