Dissuasão: Pyongyang revela detalhes de seu mais recente arsenal (FOTOS)

Em 27 de janeiro, a Agência de Mísseis da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) testou um sistema aprimorado de lançamento múltiplo de foguetes de grande calibre utilizando novas tecnologias, informou a agência de notícias KCNA.

De acordo com o comunicado, o teste teve como objetivo verificar a eficácia do novo sistema: quatro mísseis atingiram um alvo localizado a 358,5 quilômetros do local de lançamento. O teste foi supervisionado pessoalmente pelo líder do país, Kim Jong-un, acompanhado por altos oficiais do exército. Após o teste, o líder norte-coreano expressou estar satisfeito com os resultados e afirmou que o teste foi de grande importância para o aprimoramento da dissuasão estratégica do país.

Kim explicou que o sistema passou por atualizações técnicas que permitem utilizar suas capacidades mais poderosas com maior eficácia e possibilitam seu uso em ataques direcionados. Ele afirmou que todos os parâmetros foram aprimorados para maximizar o poder de ataque, principalmente a mobilidade, a inteligência e a precisão dos projéteis. Ele enfatizou ainda a mobilidade do novo lançador e seu sistema de orientação autônomo, que, segundo Kim, é imune a qualquer interferência externa.

O líder norte-coreano classificou os resultados como uma "prova clara da constante melhoria e da contínua evolução" das tecnologias de defesa do país e afirmou que nenhum outro Estado seria capaz de desenvolver capacidades semelhantes "por pelo menos alguns anos". Ele reiterou que tais medidas "não têm outro propósito senão o de aumentar o nível de dissuasão contra uma guerra nuclear" e enfatizou que o desenvolvimento de uma capacidade ofensiva confiável e de uma estratégia de dissuasão são uma "linha inabalável" da política de defesa nacional.

