
Kremlin comenta conversas trilaterais sobre conflito na Ucrânia

O Kremlin avaliou positivamente o início dos contatos diretos entre Rússia, Estados Unidos e Ucrânia, declarou nesta quarta-feira (24) o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov.
"O trabalho continua. É positivo que tenha começado com contatos diretos. São negociações muito complexas que começaram no nível de especialistas", declarou.

O porta-voz acrescentou que o trabalho do grupo trilateral continuará e que foi alcançado um acordo sobre a futura colaboração neste assunto. Também indicou que o trabalho com a parte americana para alcançar uma solução pacífica do conflito ucraniano avança satisfatoriamente.
Peskov classificou como um avanço o fato de que "estejam sendo debatidas no nível de especialistas toda uma série de questões complexas relacionadas ao acordo [de paz]". "Os avanços futuros dependerão da abordagem construtiva dos interlocutores", acrescentou.
O porta-voz reiterou que Moscou segue aberta às negociações.
- As primeiras conversas do grupo de trabalho trilateral sobre questões de segurança, com a participação de representantes da Rússia, dos Estados Unidos e da Ucrânia, ocorreram na sexta-feira (23) e no sábado (24), em Abu Dhabi.
- O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos declarou que as negociações faziam parte dos esforços "para promover o diálogo e identificar soluções políticas para a crise [ucraniana]". A Casa Branca as descreveu como "produtivas".
- A Rússia insistiu que Kiev deve retirar suas tropas do leste da Ucrânia para que um acordo de paz seja alcançado. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou na sexta-feira (24) que a exigência de Moscou pela retirada das tropas ucranianas de Donbass é uma "condição muito importante", acrescentando que há outros "temas" na agenda também.
