
'Respeito e cortesia': Delcy Rodríguez descreve canais de comunicação com governo Trump

"Respeito e cortesia". Foi assim que a presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, descreveu, na terça-feira (27), os canais de comunicação que seu governo mantém com o presidente americano, Donald Trump.

"Reafirmo o que disse o presidente Donald Trump, que estabelecemos canais de comunicação de respeito e cortesia, tanto com o presidente dos EUA quanto com o secretário [de Estado dos EUA, Marco] Rubio, com quem estamos estabelecendo uma agenda", declarou Rodríguez durante uma cerimônia de inauguração do novo serviço de nefrologia no Hospital de Caracas.
As declarações ocorrem após suas críticas a certas reportagens da mídia sobre a relação entre Caracas e Washington, que ela classificou como "especulação, opinião, difamação, falsidades e mentiras".
Canal aberto
A esse respeito, a presidente encarregada lembrou que, desde 3 de janeiro, a Venezuela afirmou que suas "diferenças" e "divergências" com os Estados Unidos "serão resolvidas por meio do diálogo diplomático, da conversa política entre as autoridades de um e outro país".
Rodríguez observou que "no âmbito dessa agenda de trabalho" com Rubio, foram feitos progressos no desbloqueio de recursos pertencentes ao Estado venezuelano que serão destinados à proteção social da população – rendimentos dos trabalhadores, alimentação, educação e saúde –, bem como à melhoria dos serviços públicos e das infraestruturas.
"São as notícias que queremos compartilhar, no âmbito do que significa estabelecer um diálogo diplomático para resolver controvérsias sobre assuntos delicados e outros assuntos menos delicados, mas que devem ocupar a agenda do que devem ser relações de respeito, no âmbito da comunidade internacional e entre países soberanos e independentes", concluiu.

