Notícias

Uma 'linda armada' está a caminho do cerco ao Irã, afirma Trump

"Espero que não tenhamos que usá-la", indicou o presidente americano.
Uma 'linda armada' está a caminho do cerco ao Irã, afirma TrumpGettyimages.ru / Kevin Carter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na terça-feira (27) que outra armada naval está agora a caminho do Irã, dias depois do desdobramento do porta-aviões USS Abraham Lincoln no Oriente Médio, colocando o território iraniano ao alcance de possíveis ataques.

"A propósito, há outra linda armada navegando maravilhosamente em direção ao Irã neste momento", afirmou Trump em um comício em Iowa. "Então, vamos ver. Espero que cheguem a um acordo", acrescentou.

Trump afirmou durante uma entrevista, no mesmo dia, que o contingente naval "é muito poderoso e maior do que o que [enviaram] para a Venezuela", indicando que a liderança em posição "está fazendo um ótimo trabalho de coordenação" com o governo americano.

Preparação

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baqaei, declarou que os militares da nação persa estão mais bem preparados do que nunca para se defender.

"As Forças Armadas da República Islâmica do Irã monitoram cuidadosamente cada movimento e cada mudança e, ao mesmo tempo, não perdem um segundo para melhorar suas capacidades, a fim de proteger a soberania, a honra e a segurança nacional do Irã", afirmou Baqaei.

  • O presidente Donald Trump não descartou a possibilidade um ataque militar contra o Irã, com objetivo de provocar uma mudança de regime, acusado por Washington de reagir às violentas manifestações antigovernamentais, já contidas, e de desenvolver armas nucleares.
  • O Irã nega o caráter militar de seu programa nuclear e responsabiliza países ocidentais pelas mortes durante os protestos, acusando-os de infiltrar terroristas entre os manifestantes.