Notícias

Índia desmente boatos sobre vírus mortal Nipah e confirma apenas dois casos da doença

O Ministério da Saúde afirma que os números maiores divulgados pela mídia são especulativos e que todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes testaram negativo para o vírus.
Índia desmente boatos sobre vírus mortal Nipah e confirma apenas dois casos da doençaGettyimages.ru / Mint / Contributor

A Índia registrou apenas dois casos da doença causada pelo vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental desde dezembro, informou o Ministério da Saúde na terça-feira (27), com base em dados do Centro Nacional de Controle de Doenças (NCDC).

O esclarecimento foi uma resposta a "informações não verificadas ou especulativas" divulgadas pela mídia local, que falavam em cinco casos confirmados da infecção, para a qual ainda não existe vacina nem tratamento antiviral específico.

Segundo o ministério, autoridades de saúde dos governos federal e estadual adotaram medidas de saúde pública "rápidas e abrangentes", seguindo os protocolos estabelecidos, o que permitiu a contenção oportuna de possíveis contágios.

Ao todo, 196 pessoas que tiveram contato com os casos confirmados foram testadas. "Todos os contatos rastreados permaneceram assintomáticos e tiveram resultado negativo para o vírus Nipah", informou o comunicado.