
Rússia condena fala do presidente da Polônia que culpou a URSS pela Segunda Guerra: 'escárnio'

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou duramente nesta terça-feira (27) as declarações do presidente da Polônia, Karol Nawrocki, de que a Segunda Guerra Mundial começou graças à União Soviética. Em entrevista ao jornal Izvestia, Zakharova afirmou que a fala de Nawrocki representa um "escárnio".

Durante um evento realizado no Museu de Auschwitz, o mandatário polonês disse que Adolf Hitler e Josef Stalin são os responsáveis pelo conflito de 1939 e pelo Holocausto.
"Graças a Hitler, a Segunda Guerra começou e, com ela, veio a tragédia do Holocausto. Hitler, junto com Stalin, iniciaram a Segunda Guerra Mundial", declarou.
Segundo Zakharova, esse tipo de discurso distorce os fatos históricos relacionados à libertação do campo de extermínio, realizada em 27 de janeiro de 1945 pelo Exército Vermelho.
"Isso é um escárnio à memória das vítimas do Holocausto", declarou Zakharova.
- Mais de 600 mil soldados e oficiais soviéticos morreram na luta pela libertação da Polônia.
- Durante a Ofensiva do Vístula-Oder, que durou de 12 de janeiro a 3 de fevereiro de 1945, os soldados do Exército Vermelho que avançavam pela Polônia ocupada pelos nazistas entraram no campo de concentração de Auschwitz e testemunharam os horrores sofridos pelos prisioneiros.
- Neste ano, diplomatas russos mais uma vez não foram convidados para o evento oficial que comemora o 81º aniversário da libertação do campo de concentração, informou Andrey Ordash, encarregado de negócios da Rússia na Polônia. O diplomata afirmou que, apesar da ausência de convite, a Rússia continuará a honrar a memória das vítimas dos massacres nazistas e o heroísmo dos soldados soviéticos que libertaram o campo.
