
VÍDEO: Avião da NASA sofre falha técnica e pousa de barriga em base aérea nos Estados Unidos

Um avião de pesquisa da NASA realizou nesta terça-feira (27) um pouso de barriga na base militar de Ellington Field, em Houston, nos Estados Unidos, após uma falha no trem de pouso dianteiro, segundo informações da imprensa local.
🚨 NASA WB-57 high-altitude research plane just made a dramatic gear-up belly landing at Ellington Field, Houston, after front landing gear failed. Sparks flew, but both crew members are safe and uninjured. Impressive flying, glad everyone’s okay! Investigation underway. ✈️🔥… pic.twitter.com/B7Bduav8gx
— OmiVerseGlobal (@omiverseglobal) January 27, 2026
O incidente ocorreu por volta das 11h30 (horário local) e foi registrado à distância. Os vídeos, que mostram a aeronave deslizando pela pista, se espalharam nas redes sociais.
Após o pouso de emergência, equipes do corpo de bombeiros foram acionadas e se dirigiram à pista. Duas pessoas estavam a bordo, não houve feridos. A causa da falha no trem dianteiro ainda é desconhecida.
"Um problema mecânico em um dos WB-57 da NASA provocou um pouso com o trem de pouso recolhido em Ellington Field. As equipes estão respondendo ao incidente e, neste momento, toda a tripulação está em segurança. Como ocorre em qualquer incidente, a NASA conduzirá uma investigação completa para determinar a causa e informará o público de forma transparente à medida que mais informações forem reunidas", informou a agência espacial em comunicado.

A aeronave envolvida é um NASA WB-57, avião de pesquisa de grande altitude operado pelo Centro Espacial Johnson. Trata-se de um modelo de asa média e longo alcance, capaz de permanecer em voo por até sete horas, ultrapassar 60 mil pés de altitude e transportar cargas úteis de até cerca de quatro toneladas.
Três unidades plenamente operacionais estão baseadas em Ellington Field e realizam missões científicas desde o início da década de 1970, em campanhas de pesquisa atmosférica, estudos da Terra e testes de novos instrumentos aerotransportados e espaciais.
