
Estados Unidos anunciam investimento milionário no Exército de país vizinho do Brasil

O Comando Sul dos Estados Unidos vai investir aproximadamente 11 milhões de dólares (R$ 57 milhões) ao longo dos próximos cinco anos para fortalecer a capacidade operacional das forças especiais do Paraguai e ampliar a luta conjunta contra organizações criminosas e terroristas. A informação foi divulgada na sexta-feira (23) durante um ato oficial de entrega de equipamentos militares ao país sul-americano.
Os Estados Unidos já entregaram 50 fuzis, 100 pistolas e 100 dispositivos de visão noturna, com investimento superior a 700 mil dólares (R$ 3,6 milhões). Segundo a Presidência do Paraguai, a doação "permitirá elevar o nível de preparação e resposta ante ameaças complexas".

O presidente paraguaio, Santiago Peña, afirmou que a iniciativa aprofunda a articulação entre aliados e parceiros estratégicos. Em declaração, agradeceu o apoio norte-americano e destacou a importância do acordo para a segurança nacional.
O encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Paraguai, Robert Alter, declarou que o "Paraguai é um dos aliados mais importantes dos Estados Unidos, não somente na América Latina, mas em todo o mundo".
A Presidência paraguaia informou ainda que o Estatuto das Forças Armadas (SOFA) permitirá uma "coordenação mais fluida e eficaz entre as forças, com impacto direto na cooperação para enfrentar desafios compartilhados em matéria de segurança".
"Com o acordo SOFA e um investimento para os próximos cinco anos, seguimos fortalecendo nossa soberania para proteger o futuro de todos os paraguaios", disse Peña.
