Notícias

Angola e Huawei firmam acordo para ampliar telemedicina e digitalizar hospitais

Parceria entre o país e a empresa chinesa prevê a formação de 38 mil profissionais e mais de 500 mil consultas médicas remotas em quatro anos.
Angola e Huawei firmam acordo para ampliar telemedicina e digitalizar hospitaisReprodução/@minsa.gov.ao

O Ministério da Saúde de Angola e a empresa chinesa Huawei assinaram um acordo de cooperação para modernizar o Sistema Nacional de Saúde, com foco na digitalização de unidades hospitalares e na ampliação de atendimentos à distância, segundo informações publicadas pela mídia local nesta segunda-feira (27).

A parceria prevê a formação de cerca de 38 mil profissionais e a realização de mais de 500 mil consultas médicas remotas em quatro anos. 

Segundo nota do Ministério da Saúde (Minsa), o memorando foi assinado em Shenzhen, no encerramento da visita de trabalho da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, à China, e estabelece um quadro de cooperação para a modernização progressiva de hospitais e unidades sanitárias em todo o país.

O acordo contempla a implementação de soluções de telemedicina, tele-enfermagem, imagiologia digital e uso de inteligência artificial aplicada à saúde, além do desenvolvimento de talentos nacionais na área de tecnologias de informação e comunicação.