Apoiado por Trump, Asfura toma posse como presidente de Honduras

Processo eleitoral que foi marcado por protestos de rua contra a suposta fraude na contagem de votos apontada por governistas.

Nasry Asfura assumiu oficialmente a Presidência de Honduras nesta terça-feira (27) para um mandato de quatro anos, até 2030, informou a imprensa local.

A cerimônia de posse foi realizada no Congresso Nacional, na capital, Tegucigalpa, com início às 9h (horário local). O presidente eleito recebeu a faixa presidencial e prestou juramento perante o presidente do Congresso, Tomás Zambrano.

Processo eleitoral sob tensão

A posse ocorre após um processo eleitoral marcado por tensão. Protestos de rua contra a suposta "fraude" na contagem de votos, o forte apoio recebido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o atraso de um mês na divulgação dos resultados contribuíram para os questionamentos.

Tanto a candidata do partido governista, Rixi Moncada, quanto o governo de Xiomara Castro, assim como o candidato conservador, Salvador Nasralla, rejeitaram os resultados oficiais, alimentando ainda mais as preocupações com fraude eleitoral.