
Lukashenko reafirma parceria estratégica de alto nível entre Belarus e China

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, reafirmou nesta terça-feira (27) o compromisso do país em manter e fortalecer relações estratégicas de alto nível com a China. A declaração aconeceu durante uma reunião sobre cooperação bilateral.
Segundo Lukashenko, a decisão é definitiva e envolve investimento contínuo de recursos, tempo e atenção.

"O compromisso de estabelecer relações estratégicas de alto nível com a China não está sujeito a revisão. Pelo contrário, vamos investir recursos, tempo e atenção para fortalecer essa cooperação", afirmou o presidente.
Lukashenko classificou a China como "um parceiro sério e de longo prazo" e disse que a cooperação seguirá "enquanto Belarus existir como Estado independente e soberano".
Em discurso, o presidente ressaltou que Pequim é o segundo maior parceiro comercial de Minsk e afirmou que a percepção dos belarussos sobre a China mudou nos últimos anos, citando exemplos da presença de companhias chinesas no país e o interesse de jovens em estudar no país asiático.
"Em meio a mudanças geopolíticas de grandes proporções, Pequim é um ponto crucial de apoio para Minsk", disse Lukashenko.
