Notícias

Matemático russo resolve equação sem solução desde o século XIX

Ivan Remizov desenvolveu uma fórmula universal para resolver problemas impossíveis da matemática, impactando a teoria das equações diferenciais.
Matemático russo resolve equação sem solução desde o século XIXEscola Superior de Economia (HSE) de Nizhny Novgorod

Um cientista russo chamou atenção da comunidade científica e impactou uma das áreas mais tradicionais da matemática. Ele desenvolveu uma fórmula universal para resolver equações que, por mais de 190 anos, eram consideradas sem solução.

Ivan Remizov, pesquisador da Escola Superior de Economia (HSE), em Nizhny Novgorod, e do Instituto de Problemas de Transmissão de Informação da Academia de Ciências da Rússia, obteve um avanço conceitual na teoria das equações diferenciais.

Segundo a HSE, a descoberta altera de forma significativa um campo tradicional da matemática, considerado fundamental tanto para a física básica quanto para a economia.

As equações diferenciais são uma das principais linguagens da ciência, utilizadas para descrever fenômenos que vão das oscilações de um pêndulo e dos sinais em redes elétricas até o movimento dos planetas.

Solução veio quase dois séculos depois

Por quase dois séculos, desde os estudos do matemático francês Joseph Liouville, em 1834, a comunidade científica considerava inexistente uma fórmula geral capaz de resolver esse tipo de problema.

No entanto, Remizov apresentou uma solução inesperada. A proposta parte da ideia de decompor um processo complexo, e em constante mudança, em uma sequência de etapas simples.

Para cada pequeno intervalo, constrói-se um fragmento específico capaz de descrever o comportamento do sistema em um ponto determinado, explica o matemático.

Tomados separadamente, esses fragmentos oferecem apenas uma imagem simplificada. Mas quando seu número tende ao infinito, eles se encaixam perfeitamente até formar uma curva precisa que representa a solução, detalha Remizov.

"Imaginemos que a solução desejada da equação seja uma grande pintura. É muito difícil vê-la completa de uma só vez. Mas a matemática é excelente para descrever processos que se desenvolvem ao longo do tempo. O resultado desse trabalho foi um teorema que permite 'cortar' esse processo em muitos quadros pequenos e simples e, em seguida, [...] juntar esses quadros em uma única imagem estática: a solução da equação complexa, ou resolvente. Em poucas palavras, em vez de adivinhar como é a imagem, o teorema permite reconstruí-la rebobinando rapidamente o "filme" de sua criação", explicou o cientista russo.