
Que perigo Irã representa para a Marinha dos EUA?

Os drones iranianos representam uma séria ameaça aos ativos navais dos EUA posicionados no Oriente Médio, afirmou Cameron Chell, CEO e cofundador da empresa de desenvolvimento de drones Draganfly, à Fox News Digital no domingo (25).

"As capacidades dos drones iranianos valem dezenas de milhões de dólares", disse Chell. "Ao combinar ogivas de baixo custo com plataformas de lançamento baratas — essencialmente aeronaves pilotadas remotamente — o Irã desenvolveu uma ameaça assimétrica eficaz contra sistemas militares altamente sofisticados."
O especialista explicou que Teerã pode lançar um grande número de drones relativamente simples diretamente contra navios de guerra, gerando ataques de saturação que poderiam sobrecarregar as defesas tradicionais.
"Se centenas forem lançados em um curto período de tempo, é quase certo que alguns atingirão o alvo", disse ele.
Chell também apontou que os sistemas de defesa modernos não foram originalmente projetados para neutralizar esse tipo de ataque de saturação. "Esses drones dão ao Irã uma maneira muito viável de ameaçar navios de superfície", afirmou.
Segundo o especialista, a força do Irã reside "nesses sistemas de drones de baixo custo e alto volume, particularmente drones de ataque unidirecionais, projetados para atingir e detonar um alvo".
Ele também explicou que o Irã obteve uma vantagem inicial em sistemas de drones conhecidos como Categoria Um e Categoria Dois: plataformas de baixo custo que podem ser produzidas em massa e usadas efetivamente em guerras assimétricas. "Os sistemas de Categoria Três são uma questão completamente diferente. [...] Nesse aspecto, o Irã está décadas atrás dos Estados Unidos", observou Chell.
- Na terça-feira (27), Trump anunciou que uma "maravilhosa Armada" está a caminho do Irã, poucos dias após o envio do porta-aviões USS Abraham Lincoln e seu grupo de combate ao Oriente Médio, colocando o país persa ao alcance de possíveis ataques.
- O presidente americano declarou na quarta-feira (28) que, "assim como no caso da Venezuela”, a frota "está pronta, disposta e capacitada para cumprir rapidamente sua missão, com rapidez e violência, se necessário". Apesar disso, Trump disse acreditar que o Irã se sentará "rapidamente" à mesa de negociações para alcançar um acordo "justo, equilibrado e sem armas nucleares".
- O governo iraniano alertou que qualquer ação militar contra o país será considerada "o início de uma guerra". Teerã afirmou ainda que suas Forças Armadas estão "com o dedo no gatilho", prontas para responder de forma imediata e contundente a qualquer agressão. Ao mesmo tempo, declarou estar aberto a um "diálogo baseado no respeito e nos interesses mútuos".

