Chefe do Estado-Maior da Rússia revela progresso na operação especial desde o início do ano

Valery Gerasimov observou que as tropas estão realizando uma ofensiva em todas as direções. Declaração foi feita durante visita de inspeção aos combatentes.

Os militares do agrupamento de tropas Zapad ('Oeste') receberam uma visita na terça-feira (27), quando o chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, chegou à zona da operação militar especial para inspecionar o trabalho dos combatentes.

Como resultado da inspeção, o general informou que as tropas russas continuam avançando em todas as frentes da operação militar especial e que, desde o início do ano, já libertaram 17 localidades e mais de 500 quilômetros quadrados de território.

O alto comandante militar indicou que os militares do agrupamento Zapad libertaram a cidade de Kupiansk-Uzlovoy, onde atualmente estão sendo realizadas operações de limpeza.

As unidades da 1ª Armada de Tanques continuam destruindo formações inimigas cercadas na margem oriental do rio Oskol. "Em geral, na zona cercada — uma área de 4 por 6 quilômetros — permanecem até 800 militares de unidades ucranianas", revelou.

Ao concluir o comunicado, o chefe do Estado-Maior russo entregou condecorações aos combatentes mais destacados, que demonstraram sua coragem e bravura na frente de batalha.

As unidades do 20º agrupamento do Exército, por sua vez, estão concluindo a libertação das localidades de Drobyshevo, Yarovaya e Sosnovoye, na República Popular de Donetsk.

"Mais de 90% da sua zona residencial está sob nosso controle", afirmou Gerasimov.

Continuando o avanço

O agrupamento de tropas Vostok ['Leste'] está avançando na parte oriental da província de Zaporozhie e travando combates para criar uma faixa de segurança no território da província de Dnepropetrovsk.

"Em janeiro, quatro localidades passaram a estar sob nosso controle", indicou o general russo.

Gerasimov detalhou que, como resultado das operações de combate com o objetivo de ampliar a faixa de segurança nas zonas fronteiriças das províncias de Sumy e Kharkov, o agrupamento de tropas russas Sever ['Norte'] libertou quatro localidades em janeiro, entre elas, no dia 24, Semionovka e Staritsa.

O grupo Yug ['Sul'] libertou os assentamentos de Bondarnoye, Zakotnoye e Privolie, na República Popular de Donetsk.

O general acrescentou que o grupo Dnepr avança na província de Zaporozhie e suas unidades de vanguarda estão a uma distância de 12 a 14 quilômetros dos subúrbios sul e sudeste do centro regional.

"Novoyakovlevka foi libertada", informou.