Notícias

Putin deposita flores em monumento para marcar fim do cerco de Leningrado

Rubezhni Kamen foi inaugurado em 1972 em homenagem aos mais de 60 mil soldados que perderam a vida defendendo Leningrado, atual São Petersburgo.
Putin deposita flores em monumento para marcar fim do cerco de LeningradoRuptly

O presidente Vladimir Putin participou nesta terça-feira (27) de uma cerimônia onde depositou flores no monumento Rubezhni Kamen (Pedra da Fronteira), em Leningrado, atual São Petersburgo, em homenagem à Grande Guerra Patriótica e ao 82º aniversário do fim do cerco da cidade. O bloqueio pelas tropas nazistas começou em 8 de setembro de 1941 e durou até 27 de janeiro de 1944.

O monumento, inaugurado em 12 de setembro de 1972, homenageia mais de 60 mil combatentes que perderam a vida defendendo a cidade durante os anos de batalha. A região de Rubezhni Kamen, tomada e defendida pelas tropas soviéticas em momentos críticos entre 1941 e 1943, tornou-se símbolo de coragem, heroísmo e sacrifício.

Após o rompimento parcial do cerco em 18 de janeiro de 1943, Leningrado começou a receber alimentos e suprimentos essenciais, embora o bloqueio só tenha sido completamente suspenso em 27 de janeiro de 1944.

O cerco de Leningrado foi um dos mais longos e mortais da Segunda Guerra Mundial. Ao seu término, a cidade abrigava mais de 2,5 milhões de pessoas, incluindo 400 mil crianças.

Durante os 872 dias do bloqueio, cerca de 632 mil pessoas morreram, segundo os julgamentos de Nuremberg, embora algumas estimativas apontem mais de um milhão de vítimas, sendo 97% pela fome e 3% por bombardeios alemães.