
Ministros da Defesa da Rússia e da China afirmam ter alcançado novos avanços durante videoconferência

O Ministro da Defesa russo, Andrey Belousov, realizou nesta terça-feira (27) uma videoconferência com seu colega chinês, o Almirante Dong Jun.

Antes de passar para o formato de negociações a portas fechadas, Belousov proferiu um discurso de boas-vindas no qual enfatizou que a parceria estratégica abrangente entre a Rússia e a China está progredindo de forma constante e que a "relação especial" entre os líderes russo e chinês, Vladimir Putin e Xi Jinping, desempenha um papel fundamental no fortalecimento da cooperação bilateral.
"Seus encontros no ano passado deram um novo e poderoso impulso ao aprofundamento dos laços de amizade entre a Rússia e a China", afirmou ele.
Um alto nível de cooperação
"A cooperação entre as Forças Armadas da Rússia e o Exército de Libertação Popular da China está organizada em alto nível nas áreas de defesa e segurança", afirmou Belousov.
O ministro russo acrescentou que, dada a rápida transformação do cenário militar e político global, as trocas regulares de opiniões sobre cooperação em defesa são essenciais.
"Desde nosso último encontro em Qingdao, em junho do ano passado, muitos eventos impactaram significativamente a situação internacional. Os exemplos da Venezuela e do Irã exigem que nossos ministérios realizem avaliações de segurança contínuas e tomem as medidas apropriadas", enfatizou Belousov.
Ele expressou sua confiança de que as negociações de terça-feira fortaleceriam ainda mais a parceria estratégica bilateral e abordariam as questões de segurança mais urgentes.
Contatos oportunos e importantes
Por sua vez, o Ministro da Defesa chinês, almirante Dong Jun, enfatizou a importância da videoconferência realizada no início do ano, observando que ela reflete "a profundidade das relações entre as forças armadas russas e chinesas, bem como a grande atenção mútua ao desenvolvimento da cooperação estratégica".
O almirante afirmou que, dada a conjuntura internacional em constante mudança, os contatos entre os ministérios da defesa da Rússia e da China "são muito oportunos e importantes".
"As Forças Armadas de nossos países estão implementando claramente os importantes acordos firmados por nossos chefes de Estado e obtiveram novos sucessos nas áreas de intercâmbio de delegações de alto nível, exercícios conjuntos, patrulhas e troca de conhecimentos em diversas especialidades", resumiu ele.

