O 2º sargento da Polícia Militar de Pernambuco Samuel de Araújo Lima foi punido com três dias de prisão por utilizar um bigode considerado fora dos padrões da corporação. A informação foi publicada pelo portal G1 nesta terça-feira (27).
O policial lotado na Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), em Olinda (PE), recorreu da medida, que ainda está em análise. De acordo com a defesa do 2º sargento, ele mantém o mesmo estilo de bigode há anos, sem nunca ter sido questionado, tendo inclusive participado de encontros com o comandante-geral da PM, em 2024.
A punição foi registrada em boletim interno da Polícia Militar no dia 13 de janeiro. Conforme o advogado Tiago Regis, que representa o sargento, a decisão não partiu de denúncias de colegas, mas da avaliação de uma oficial durante o serviço extra do sargento, conhecido como Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).
"Tem um oficial de operações e o oficial que está na rua e fiscaliza ele. Como militar, ele fiscaliza a questão da segurança pública e a questão do militarismo. E na questão do militarismo, uma capitã [em fiscalização] olhou para o bigode dele e disse que tinha passado o limite", disse o advogado.
Segundo Regis, o sargento recebeu a notificação com surpresa e precisou adequar o visual às normas da corporação, cortando o bigode conforme solicitado.
A PM informou que "a medida adotada não retira o militar do serviço, tratando-se de sanção administrativa prevista nos regulamentos internos da instituição".