
Delcy Rodríguez: 'O povo da Venezuela não aceita ordens de nenhuma força externa'

A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou na segunda-feira (26) que seu governo não acata ordens dos Estados Unidos em relação à política interna do país.

"O povo venezuelano não acata ordens de nenhuma força externa. O povo venezuelano tem um governo, e este governo obedece ao povo", enfatizou Rodríguez durante consultas públicas sobre a reforma da Lei de Hidrocarbonetos.
A presidente respondeu às declarações "inapropriadas e ofensivas" do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que afirmou que, embora não governem o país, controlam as "políticas" adotadas pelas autoridades venezuelanas que deixaram para "administrar" o país, e que Washington fará o mesmo com o petróleo e "talvez alguns outros recursos".
Em seu discurso, Bessent afirmou que o país sul-americano realizará eleições "livres e justas" quando considerar "o momento certo" e observou ainda que o sequestro do presidente Nicolás Maduro servirá como um lembrete aos atuais líderes para não retornarem aos "velhos hábitos". "Acredito que eles seguirão as ordens dos EUA", reiterou.
