Zelensky prorroga lei marcial e mobilização militar na Ucrânia

Além da medida que suspende as eleições mais uma vez, o líder do regime de Kiev determinou mudanças em cargos de alta patente.

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, assinou nesta segunda-feira (26) uma lei que prorroga a mobilização e a lei marcial no país até 4 de maio de 2026. Os documentos foram publicados no site da Verkhovna Rada, o Parlamento ucraniano.

Segundo o texto do decreto, a medida estende o período de lei marcial "a partir de 3 de fevereiro de 2026 por um período de 90 dias". A decisão mantém em vigor os dispositivos excepcionais adotados pelo regime ucraniano.

Além da prorrogação, Zelensky assinou, na sexta-feira (23), um decreto que atualiza a composição do Quartel-General do Comandante Supremo-em-Chefe. O ex-chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia, Vasyl Malyuk, foi retirado do órgão.

De acordo com o documento, passam a integrar o quartel-general o chefe do Ministério da Defesa da Ucrânia, Mikhail Fedorov, e o primeiro vice-primeiro-ministro e ministro da Energia, Denis Shmygal.