Trump diz que frota americana posicionada perto do Irã é maior do que a que cerca a Venezuela

O Pentágono confirmou nesta segunda-feira que mantém desdobrado o porta-aviões USS Abraham Lincoln, juntamente com seu grupo de ataque, nas proximidades do Irã.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (26), em entrevista ao site Axios, que o país mantém um deslocamento naval perto do Irã "maior" do que o mantido em torno da Venezuela.

"Temos uma grande Armada perto do Irã. Maior do que na Venezuela", declarou o mandatário, que em diversas ocasiões já ameaçou a nação persa com uma intervenção militar, em meio às recentes e contidas manifestações antigovernamentais.

Trump evitou detalhar quais opções estão sendo consideradas por Washington no atual contexto de tensão com Teerã, mas não descartou uma solução diplomática. Segundo ele, o Irã "quer chegar a um acordo" e suas autoridades teriam entrado em contato com os Estados Unidos "em diversas ocasiões".

Mais cedo, o Comando Central dos EUA (Centcom) confirmou o envio do porta-aviões USS Abraham Lincoln à região, acompanhado de seu grupo de ataque.

"Os marinheiros a bordo do USS Abraham Lincoln (CVN-72) realizam tarefas rotineiras de manutenção enquanto o porta-aviões navega pelo oceano Índico", informou o Centcom em comunicado. De acordo com a nota, o grupo de ataque "está agora desdobrado no Oriente Médio para promover a segurança e a estabilidade regionais".

O porta-voz da Chancelaria iraniana, Esmail Baqaei, afirmou nesta segunda-feira que a chegada da frota norte-americana "não afetará a determinação" de seu país de "defender a nação" com todas as suas forças. Ao mesmo tempo, advertiu que o deslocamento de Washington provocará uma "insegurança" que afetará todos os países da região.