
Trump diz que Irã deseja 'chegar a um acordo' com os EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, em entrevista exclusiva ao portal Axios nesta segunda-feira (26), que o Irã deseja chegar a um acordo de forma diplomática com Washington, em meio a tensões entre os dois países.
"Eles querem chegar a um acordo. Eu sei disso. Nos chamaram em numerosas ocasiões. Querem conversar", afirmou Trump, acrescentando que está aberto a uma solução diplomática. Entretanto, o veículo indicou que o presidente norte-americano negou-se a comentar as opções apresentadas pela sua equipe de segurança nacional.

As declarações ocorrem após Washington mobilizar o porta-aviões USS Abraham Licoln para o Oriente Médio, acompanhado de seu grupo de ataque. Segundo Trump, os EUA mantêm um grande contingente militar naval próximo ao Irã, que supera aquele nos arredores da Venezuela.
"Os marinheiros a bordo do USS Abraham Lincoln (CVN-72) realizam tarefas rotineiras de manutenção enquanto o porta-aviões navega pelo oceano Índico", informou o Comando Central dos EUA (Centcom) em comunicado. De acordo com a nota, o grupo de ataque "está agora desdobrado no Oriente Médio para promover a segurança e a estabilidade regionais".
O porta-voz da Chancelaria iraniana, Esmail Baqaei, afirmou nesta segunda-feira que a chegada da frota norte-americana "não afetará a determinação" de seu país de "defender a nação" com todas as suas forças. Ao mesmo tempo, advertiu que o deslocamento de Washington provocará uma "insegurança" que afetará todos os países da região.
