Notícias

IMAGENS: Novos aviões com peças 100% russas desembarcam na Índia após sobrevoarem mais de 10 países

Turboélice Il-114-300 e Superjet 100A participarão do show aéreo Wings India. A estatal russa Rostec defendeu que os modelos podem atender à demanda do mercado local e tornar viagens aéreas mais acessíveis à população.
IMAGENS: Novos aviões com peças 100% russas desembarcam na Índia após sobrevoarem mais de 10 paísesTelegram / rostecru

Dois novos aviões comerciais russos, um turboélice Il-114-300 e um Superjet 100, com motores turbofan, chegaram à Índia para participar do show aéreo Wings India, que acontece entre 28 e 31 de janeiro, informou nesta segunda-feira (26) a empresa estatal Rostec.

As aeronaves partiram de Zhukovsky (província de Moscou) com destino a Haiderabad, sobrevoando uma dezena de países com características geográficas e climáticas diversas.

Ambas as aeronaves foram montadas com componentes, sistemas e unidades inteiramente de fabricação nacional, incluindo os motores russos TV7-117ST-01 e PD-8. Elas serão apresentadas na área de estacionamento estático, onde os visitantes poderão inspecioná-las, incluindo suas cabines de passageiros.

"A nova aeronave russa poderá ter demanda no mercado indiano no âmbito do programa UDAN", que visa tornar as viagens aéreas mais acessíveis à população indiana e aumentar o número de aeroportos regionais, afirmou a Rostec em comunicado.

A companhia observa ainda que, no final de outubro, a empresa estatal indiana de aeronaves Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e a Corporação Aeronáutica Unificada da Rússia (PJSC-UAC) assinaram um memorando de entendimento para a produção da aeronave de passageiros Superjet 100 (SJ-100, em sua versão de exportação). A empresa indiana terá o direito de fabricar localmente essas aeronaves civis russas, destinadas a rotas aéreas domésticas.

A assinatura do memorando ocorreu menos de dois meses após o SJ-100, fabricado com tecnologias de produção em série, realizar seu primeiro voo.

De acordo com especialistas, a iniciativa de produção conjunta do SJ-100 na Índia representa um "passo fundamental para a autossuficiência na aviação civil" do país asiático e "pode impulsionar a concorrência em um mercado monopolizado há muito tempo pela Boeing e pela Airbus e, em certa medida, pela Embraer".

Por sua vez, o avião comercial regional russo Il-114-300, em sua versão fabricada inteiramente com componentes russos, fez testes de voo de certificação no final de outubro. A maioria dos componentes para esta aeronave foi desenvolvida e fabricada por empresas da Rostec.

O Il-114-300 oferece um desempenho melhorado, uma maior utilização de materiais compostos e um novo sistema digital de voo e navegação. Quase todos os sistemas principais foram modernizados, com especial atenção à ergonomia da cabine.

A eficiência do sistema de combustível do novo avião supera a dos aviões de fabricação estrangeira existentes. O Il-114-300 pode decolar e pousar em pistas curtas, aeródromos sem pavimento de concreto e pistas congeladas no Ártico.