Notícias

Indonésia envia tropas para conter invasão de elefantes na ilha de Sumatra

Trata-se de um problema que persiste há décadas, já que elefantes costumam invadir áreas residenciais e agrícolas, danificando plantações e infraestrutura pública, além de causar a morte de outros animais.
Indonésia envia tropas para conter invasão de elefantes na ilha de SumatraGettyimages.ru / David Silverman

Segundo relatos da mídia local na segunda-feira (26), autoridades da Indonésia enviaram tropas militares para o condado de Lampung Timur, na ilha de Sumatra, para ajudar a conter o conflito entre elefantes selvagens e moradores locais. Os soldados darão apoio às comunidades que vivem ao redor do Parque Nacional Way Kambas e também deverão construir uma cerca a fim de mitigar a situação.

Trata-se de um problema que persiste há décadas, já que elefantes costumam invadir áreas residenciais e agrícolas, danificando plantações e infraestrutura pública e, em alguns casos, causando a morte de animais. As autoridades locais afirmam que, além da futura cerca, a intervenção do Exército é necessária para manter a segurança e impedir que manadas de elefantes entrem em vilarejos próximos à área protegida.

O governo indonésio considera o elefante-de-sumatra um mamífero ameaçado de extinção. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), sua população é estimada em apenas de 2.400 a 2.800 indivíduos. A organização alerta que a caça ilegal para o comércio de marfim no mercado negro continua sendo uma séria ameaça às populações de elefantes em diversos países, agravando o declínio já existente da espécie.