Notícias

Estados Unidos enviarão efetivo militar com tanques Abrams para a Romênia

O número total de tropas norte-americanas e europeias que permanecem estacionadas em território romeno é de cerca de 3,5 mil soldados.
Estados Unidos enviarão efetivo militar com tanques Abrams para a RomêniaGettyimages.ru / UCG / Contributor

Os Estados Unidos enviarão um efetivo de soldados equipados com tanques Abrams para a Romênia, anunciou o general Gheorghita Vlad, chefe do Estado-Maior da Defesa romeno, durante entrevista concedida à Sociedade Romena de Televisão (TVR), segundo informou nesta segunda-feira (26) a mídia local.

"Os Estados Unidos concordaram em manter o mesmo nível de contribuição de forças e, além disso, melhorar a qualidade e a letalidade das forças destacadas na Romênia", explicou.

Em outubro de 2025, Washington anunciou que reduziria sua presença de tropas na Romênia, retirando um batalhão da brigada rotativa designada para o flanco sudeste da OTAN, mas ainda mantendo cerca de mil soldados no país.

Além das tropas americanas, a Romênia abriga numerosas forças europeias. O número total de tropas norte-americanas e europeias que permanecem estacionadas em seu território é de cerca de 3,5 mil soldados.