Notícias

CEO da Airbus relata 'dificuldades' e 'novos riscos' em meio às tensões entre EUA e China

Em carta interna, Guillaume Faury pediu que seus funcionários demonstrem ''solidariedade'' e "autossuficiência" frente ao número sem precedentes de crises no início de 2026.
CEO da Airbus relata 'dificuldades' e 'novos riscos' em meio às tensões entre EUA e ChinaRichard Baker / In Pictures / Gettyimages.ru

O CEO da Airbus, Guillaume Faury, alertou os funcionários de que a empresa precisa estar preparada para se adaptar a novos riscos geopolíticos, após um ano conturbado em 2025. As declarações constam em uma carta interna citada pela agência Reuters no domingo (25).

No documento, Faury cita o "número sem precedentes de crises" no início de 2026" e afirma que os funcionários devem proceder com "espírito de solidariedade e autossuficiência", sobretudo no contexto das disputas entre Estados Unidos e China.

Na carta Faury não mencionou explicitamente os acontecimentos geopolíticos, mas deixou claro que eles afetam a empresa. Embora a Airbus seja um importante fornecedor de defesa dos países-membros da União Europeia, as frentes abertas pelo governo Trump teriam "causado importantes danos colaterais, logísticos e financeiros".

2025 marcado pelas tarifas

Em abril do ano passado, Trump anunciou uma escalada tarifária sem precedentes, que levou a severas restrições chinesas às exportações de terras raras. Posteriormente, a Casa Branca congelou as exportações de motores e componentes-chave necessários para a fabricação do avião C919 e de outras aeronaves da Airbus montadas na China.

Após a retirada de parte da frota da Airbus para revisões, em novembro passado, as metas de entrega foram reduzidas.

Apesar das dificuldades comerciais, Faury elogiou os 160 mil funcionários do conglomerado pelos bons resultados globais em 2025 e estabeleceu como objetivo de médio prazo "alcançar um crescimento rentável na segunda metade da década de 2020". "Devemos enfrentar este período crucial de uma forma verdadeiramente olímpica", escreveu.