Notícias

Ataque a tiros em campo de futebol deixa ao menos 11 mortos no México

A cidade de Salamanca registrou uma queda de 41% nos homicídios desde 2024, embora tenha protagonizado disputas sangrentas entre quadrilhas e grupos de narcotraficantes.
Ataque a tiros em campo de futebol deixa ao menos 11 mortos no MéxicoRedes sociais

Um ataque a tiros em um campo de futebol na comunidade de Loma de Flores, na zona norte de Salamanca, no México, resultou em pelo menos 11 mortes e 12 pessoas feridas na tarde deste domingo (25), informou o jornal El País.

O Governo Municipal de Salamanca condenou energicamente os fatos em comunicado oficial, expressando solidariedade às famílias das vítimas e reiterando o compromisso com a paz local.

Violência urbana

A cidade tem sido há anos o cenário de disputas sangrentas entre grupos de narcotraficantes e quadrilhas especializadas no roubo de combustível, fatores que alimentam a instabilidade na região. Até o momento, entretanto, não foi confirmada a autoria ou o motivo do massacre.

Testemunhas, citadas pelo portal e-Consulta, relataram que os tiros causaram pânico entre os presentes, levando alguns a se refugiarem nas arquibancadas do campo de futebol, enquanto outros se jogaram no chão.

A Procuradoria-Geral da República afirmou que mais de 100 cápsulas de munição deflagradas foram encontradas no local.

O estado de Guanajuato tenha registrado uma queda de 41% nos homicídios desde o início da gestão da presidente Claudia Sheinbaum, liderando os frutos de uma estratégia de segurança coordenada em nível federal, que foca no enfrentamento dos principais "geradores de violência" de cada região.

Massacres como o deste domingo, contudo, mostram que a violência permanece latente. Cidades vizinhas como Celaya e Irapuato enfrentam problemas semelhantes, impulsionados principalmente pelo microtráfico de metanfetaminas e maconha, de acordo com o El País.