Notícias

França alerta para 'ameaça machista' vinda dos EUA

Segundo o Alto Conselho para a Igualdade, mais de 80% das mulheres francesas já sofreram com sexismo, e apontam que Donald Trump pode ser o culpado.
França alerta para 'ameaça machista' vinda dos EUAGettyimages.ru / DPA / Michael Kappeler

O Alto Conselho para a Igualdade da França (HCE) apontou que o machismo no país é impulsionado por um movimento reacionário internacional liderado pelos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trumpsegundo relatado pelo Le monde.

O relatório anual "Barômetro do Sexismo" alerta que o sexismo hostil e a radicalização machista, amplificados por redes online e influências internacionais, representam uma ameaça à igualdade de gênero, à coesão social e aos princípios democráticos. Segundo o HCE, Washington teria orquestrado uma campanha global que promove o machismo, conectando-o à extrema-direita e a interesses políticos e econômicos.

A pesquisa que embasa o relatório revela que 84% das mulheres francesas já sofreram algum tipo de sexismo, e que 17% da população sustenta visões hostis que justificam violência e discriminação contra mulheres.

"O machismo é o núcleo de um movimento reacionário internacional, atualmente impulsionado pelos Estados Unidos", conclui o documento, que pede ações urgentes do governo francês para prevenir a radicalização machista.