Naufrágio nas Filipinas deixa 18 mortos e 24 desaparecidos

Uma embarcação com mais de 350 pessoas a bordo afundou na noite de domingo (25) no sul das Filipinas, deixando 18 mortos e 24 desaparecidos, informou o veículo local de mídia GMA News.
A balsa, que fazia a rota entre a cidade de Zamboanga e a Ilha de Jolo, aparentemente apresentou problemas técnicos antes de afundar, segundo oficiais da Guarda Costeira, citados em reportagem da mída americana AP News.
🚨🇵🇭 BREAKING: FERRY SINKS WITH OVER 350 ABOARD IN SOUTHERN PHILIPPINESThe ship was going from Zamboanga City to the island of Jolo when it went down, possibly from rough seas or overloading.At least 215 have been rescued so far, but search crews are still looking for the… pic.twitter.com/ubsaw8MPye
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) January 25, 2026
O comandante da Guarda Costeira, Romel Dua, declarou que operações de busca e resgate estavam em andamento.
Segundo ele as embarcações da Guarda Costeira e da Marinha participavam da operação, juntamente com uma aeronave de vigilância, um helicóptero da Força Aérea e barcos de pesca. Pelo menos 316 pessoas foram resgatadas até o momento.
A AP cita um dos passageiros resgatados, Mohamad Khan, que descreve que a embarcação repentinamente se inclinou para um lado, lançando todos ao mar na escuridão. Khan estava com sua esposa, que segurava seu bebê de 6 meses, antes de serem separados no mar. Ele e a esposa foram resgatados, mas o bebê se afogou.
As autoridades prometeram abrir uma investigação para determinar a causa do naufrágio. O comandante Dua acrescentou que a embarcação havia recebido autorização da Guarda Costeira para partir do porto de Zamboanga e que nenhum sinal de sobrecarga havia sido detectado.
