Notícias

Kremlin se pronuncia sobre negociações trilaterais do conflito ucraniano

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, observou que há "muito trabalho a ser feito".
Kremlin se pronuncia sobre negociações trilaterais do conflito ucranianoGettyimages.ru / Ulf Mauder/picture alliance

Seria um erro esperar grandes resultados das negociações trilaterais sobre o conflito ucraniano, já que há muito trabalho pela frente, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira (26).

"Eu não diria que houve qualquer cordialidade; isso é praticamente impossível nesta fase", disse Peskov, afirmando que "seria um erro esperar que os contatos iniciais fossem muito eficazes", já que as questões complexas estão na pauta.

O porta-voz destacou ainda a necessidade de conversar de forma construtiva ao tentar alcançar algo por meio de negociações. 

As primeiras conversas do grupo de trabalho trilateral sobre questões de segurança, com representantes da Rússia, dos EUA e da Ucrânia, ocorreram na sexta-feira (23) em Abu Dhabi.

O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos declarou que as negociações faziam parte dos esforços "para promover o diálogo e identificar soluções políticas para a crise". A Casa Branca as descreveu como produtivas.

A Rússia insistiu que, para que um acordo de paz seja alcançado, Kiev deve retirar suas tropas do leste da Ucrânia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na sexta-feira (23) que a exigência de Moscou pela retirada das tropas ucranianas de Donbass é uma "condição muito importante", acrescentando que há outras "nuances" na agenda.