Notícias

Japão se despede de seus últimos pandas antes de retorno à China

Após a partida dos animais, não haverá mais pandas no Japão pela primeira vez desde que eles chegaram em 1972 em comemoração à normalização das relações diplomáticas entre Tóquio e Pequim.
Japão se despede de seus últimos pandas antes de retorno à ChinaUnsplash / Stone Wang

Milhares de pessoas foram ao zoológico de Ueno, em Tóquio, no domingo (25) para se despedirem dos dois últimos pandas que restaram no Japão dois dias antes de os animais retornarem à China, segundo informações da Corporação de Radiodifusão do Japão (NHK).

A visita, organizada apenas para aqueles selecionados previamente por sorteio, foi limitada a aproximadamente 4.400 pessoas. Os vencedores tiveram a oportunidade de gravar vídeos e tirar fotos de Xiao Xiao e Lei Lei, gêmeos de quatro anos, enquanto eles comiam bambu e passeavam como de costume.

Ao chegarem a um centro na província de Sichuan, na China, os animais serão exibidos ao público após cumprirem um período de quarentena. Após a partida de Xiao Xiao e Lei Lei, não haverá mais pandas no Japão pela primeira vez desde que os dois chegaram em 1972 para comemorar a normalização das relações diplomáticas entre Tóquio e Pequim.

As perspectivas para um novo acordo sobre pandas permanecem incertas em meio à deterioração das relações após comentários feitos em 7 de novembro do ano passado pela primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugerindo que o Japão poderia tomar medidas em caso de um ataque da China a Taiwan.