Notícias

Porta-aviões dos EUA chega ao Oriente Médio e está próximo ao Irã

Na última semana de janeiro, Donald Trump alertou que uma "frota enorme" de aeronaves americanas estava a caminho da região.
Porta-aviões dos EUA chega ao Oriente Médio e está próximo ao IrãGettyimages.ru

O porta-aviões USS Abraham Lincoln chegou ao Oriente Médio no domingo, próximo ao Irã, em meio a crescentes tensões entre os EUA e a República Islâmica, segundo informações divulgadas da mídia israelense . 

Em 22 de janeiro, o presidente Donald Trump alertou que uma "frota enorme" de navios americanos estava a caminho da região. "Temos uma força muito grande indo em direção ao Irã", declarou ele na ocasião.

"Eu preferiria que nada acontecesse, mas estamos monitorando-os de perto", acrescentou.

Fortalecimento da presença militar dos EUA no Oriente Médio

Embora Trump tenha suspendido temporariamente seus planos de atacar o Irã, Washington reforçou sua presença militar no Oriente Médio. Questionado em 21 de janeiro se isso era um prelúdio para uma ação contra a República Islâmica, Trump respondeu: "Esperamos que não haja uma ação mais ampla".

No mesmo dia, o USS Abraham Lincoln e seu grupo de ataque  — composto por destróieres, caças F-35, outras aeronaves de combate e aviões de guerra eletrônica — foram detectados se deslocando para oeste, do Mar da China Meridional em direção ao Golfo Pérsico.