Trump afirma que Canadá está 'se destruindo sistematicamente' após acordo com a China

Presidente dos EUA criticou acordo comercial firmado por Ottawa com Pequim e alertou para a migração de empresas canadenses para os Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (25) que o Canadá está "se destruindo sistematicamente" por conta de um acordo comercial com a China, que classificou como "um desastre". A declaração foi feita por meio de publicação na rede Truth Social.

"IMPERDÍVEL. O Canadá está se destruindo sistematicamente. O acordo com a China é um desastre para eles. Vai entrar para a história como um dos piores acordos, de qualquer tipo. Todas as empresas deles estão se mudando para os EUA. Eu quero ver o Canadá sobreviver e prosperar!", escreveu Trump.

Na avaliação do presidente norte-americano, o pacto firmado entre Ottawa e Pequim representa um erro histórico e está provocando a transferência de empresas canadenses para os Estados Unidos.

Pouco depois, Trump voltou a se manifestar sobre o tema e declarou que "a China está dominando completamente o Canadá, que um dia foi um grande país". O presidente dos Estados Unidos acrescentou: "é muito triste ver isso acontecer. Só espero que deixem o hóquei no gelo em paz!".

A publicação ocorre um dia após Trump criticar a decisão do governo canadense de rejeitar a construção do chamado Domo de Ouro, estrutura de defesa proposta pelos Estados Unidos que, segundo ele, protegeria o Canadá a partir da Groenlândia.

Na sexta-feira (23), o presidente afirmou que, ao recusar o plano e optar por manter relações comerciais com a China, o país vizinho corre o risco de ser "comido vivo" por Pequim "dentro do primeiro ano".