
'Quem se submete, continuará se submetendo': Kremlin sobre forma como Trump trata Europa

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que "aqueles que se submetem, continuarão se submetendo", ao ser questionado sobre a postura que os líderes europeus adotaram em relação ao presidente dos EUA, Donald Trump.
"Aqueles que se submetem, continuarão se submetendo, o importante é que nós não o façamos", disse o porta-voz ao jornalista russo Pavel Zarubin.

"Atualmente, estamos em um mundo que mudou drasticamente e que continua sua trajetória de mudanças", afirmou Peskov, referindo-se aos acontecimentos do início deste ano, como as ameaças do presidente americano de tomar a Groenlândia e os desacordos na OTAN provocados por isso, bem como a publicação pelo presidente Trump de mensagens privadas trocadas com alguns líderes mundiais.
🇷🇺 O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que "aqueles que se submetem, continuarão se submetendo", ao ser questionado sobre a postura que os líderes europeus adotaram em relação ao presidente dos EUA, Donald Trump. https://t.co/DRGK2Xz77upic.twitter.com/TJbZpNl7Nd
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 25, 2026
"Todas essas mudanças são provavelmente consequência dos dois pesos e duas medidas, da hipocrisia que dominou a Europa durante muitas décadas e, infelizmente, da pobre geração de políticos que agora estão no poder na Europa", acrescentou.
Ele também destacou que os líderes do Velho Continente "não são capazes de enfrentar a assertividade de Trump", a quem classificou como um político "experiente", que "baseia suas abordagens nos princípios dos negócios, dos negócios difíceis e implacáveis". "E defende seus interesses, em primeiro lugar, e os interesses de seu país, aos quais recorre, que não correspondem totalmente às nossas abordagens sobre um mundo multipolar", destacou.
