EUA aplicam novas sanções contra o Irã

Washington sancionou uma rede de empresas e navios estrangeiros que comercializam petróleo iraniano, aumentando a pressão sobre Teerã em meio a protestos em todo o país.

O Departamento do Tesouro dos EUA impôs, na sexta-feira (23), sanções a oito empresas internacionais e nove navios por fazerem parte de uma 'rede clandestina de exportação de petróleo do Irã', uma medida que Washington vinculou explicitamente à repressão aos protestos no Irã.

"Hoje, os Estados Unidos estão tomando novas medidas para negar ao 'regime' iraniano os recursos de que ele precisa para oprimir seu povo. O Departamento do Tesouro impôs sanções a oito entidades e nove embarcações da frota paralela do 'regime' iraniano", afirmou um comunicado publicado no site do Tesouro dos EUA.

Segundo o texto, essas empresas transportaram centenas de milhões de dólares em petróleo iraniano para mercados internacionais. Para os EUA, a receita dessas vendas teria sido usada, em parte, para financiar forças de segurança e programas de desenvolvimento de armamentos.

Entre as embarcações sancionadas, estão quatro que ostentam a bandeira de Palau, três das Ilhas Comores, uma com bandeira do Panamá e uma cuja nacionalidade não foi especificada.