Notícias

Homem assassinado pelo ICE em Minneapolis é identificado

A vítima é um cidadão norte-americano de 37 anos, identificado como Alex Jeffrey Pretti, residente da cidade.
Homem assassinado pelo ICE em Minneapolis é identificadoReprodução/Divulgação Redes Sociais

O cidadão norte-americano morto neste sábado (24) após uma abordagem de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) foi identificado como Alex Jeffrey Pretti, de 37 anos, residente da cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota.

A informação foi divulgada inicialmente por meios locais, citando pessoas ligadas ao caso. Posteriormente, o chefe da Polícia de Minneapolis, Brian O'Hara, confirmou que a vítima era um homem branco, sem antecedentes criminais graves, que possuía armas legalizadas e porte autorizado.

O episódio ocorreu durante uma operação federal em busca de um imigrante indocumentado acusado de agressão violenta. Segundo o Departamento de Segurança Interna, Pretti teria se aproximado dos agentes portando uma arma de fogo.

Os oficiais tentaram desarmá-lo, mas ele teria resistido de forma violenta. Um dos agentes, alegando temer por sua vida e pela de seus colegas, atirou. A vítima foi socorrida por paramédicos no local, mas não resistiu.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da abordagem. Em um dos vídeos, é possível ver agentes do ICE imobilizando o homem no chão e jogando spray de pimenta antes que um deles saque uma arma e dispare à queima-roupa.

O governador de Minnesota, Tim Walz, afirmou que o estado será responsável pela investigação do caso. "Já informei à Casa Branca que o estado deve liderar a investigação e que os investigadores estaduais devem garantir que a justiça seja feita", declarou Walz em sua conta na rede X.

O governador também pediu calma à população e criticou a presença de forças federais: "Agentes federais não devem atrapalhar nossa capacidade de garantir a segurança da população".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se manifestou sobre o caso. Em sua rede Truth Social, compartilhou uma imagem de Pretti, descrevendo-o como "carregado (com dois carregadores extras cheios!) e pronto para atirar".

Trump questionou a ausência de apoio da polícia local à operação do ICE e acusou as autoridades do estado de Minnesota de "incitar uma insurreição". "Deixem nossos patriotas do ICE fazerem seu trabalho", escreveu.