Notícias

Trump comenta caso de homem que morreu após abordagem violenta do ICE

O presidente dos Estados Unidos acusou ainda as autoridades do estado norte-americano de Minnesota de "incitar uma insurreição".
Trump comenta caso de homem que morreu após abordagem violenta do ICEAP / Alex Brandon, File

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou neste sábado (24) sobre a morte do homem que foi baleado por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), na cidade norte-americana de Minneapolis.

Em uma publicação em sua rede Truth Social, o presidente norte-americano compartilhou uma fotografia "do atirador, carregado (com dois carregadores extras cheios!) e pronto para atirar".

"Do que se trata tudo isso? Onde está a polícia local? Por que não permitiram que protegessem os agentes do ICE? O prefeito e o governador os demitiram? Estão alegando que muitos desses agentes não puderam fazer seu trabalho, que o ICE teve que se proteger. Não é fácil!", afirmou.

Anteriormente, o Departamento de Segurança Interna também divulgou uma foto de uma arma de fogo que, segundo o órgão governamental, pertencia à pessoa que foi baleada.

Trump em defesa do ICE

O presidente norte-americano justificou o envio de forças federais devido a uma "fraude monetária massiva, com bilhões de dólares desaparecidos, e criminosos ilegais que conseguiram se infiltrar no estado por meio da política de fronteiras abertas dos democratas".

Na mesma publicação, Trump acusou autoridades de Minnesota de "incitar uma insurreição".

"Deixem nossos patriotas do ICE fazerem seu trabalho", escreveu.

Segundo Trump, todo o acontecimento é "uma tentativa de encobrir esse roubo e fraude", afirmou o presidente, acusando as autoridades locais de "incitar a insurreição com sua retórica perigosa e arrogante".

"Doze mil imigrantes ilegais criminosos, muitos deles violentos, foram presos e deportados de Minnesota. Se ainda estivessem lá, veriam algo muito pior do que estão presenciando hoje!", concluiu Trump.

O que aconteceu em Minnesota?

O caos se instaurou neste sábado na cidade de Minneapolis depois que agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) atiraram e mataram um homem no início do dia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um agente do ICE atirando em um homem à queima-roupa. As imagens mostram vários agentes federais imobilizando um homem no chão antes que um deles saque sua arma e atire nele repetidamente. Posteriormente, a polícia de Minneapolis confirmou a morte do cidadão norte-americano, segundo informações publicadas da mídia local.

O Departamento de Segurança Interna informou que agentes federais estavam realizando uma operação em busca de um imigrante indocumentado procurado por agressão violenta.

Segundo o departamento, naquele momento, um indivíduo, portando uma arma de fogo, abordou os agentes, que tentaram desarmá-lo, mas ele resistiu violentamente. O órgão informou ainda que o agente, temendo por sua vida e pela vida de seus colegas, atirou em legítima defesa. Paramédicos presentes no local prestaram socorro imediato, mas o homem foi declarado morto.

Vítima identificada

O chefe de polícia de Minneapolis, Brian O'Hara, afirmou que a vítima era Alex Jeffrey Pretti, um homem branco de 37 anos, residente da cidade e sem antecedentes criminais graves. Pretti era cidadão americano e possuía porte de arma legalizado.

Reação do governador

O governador de Minnesota, Tim Walz, por sua vez, enfatizou que já havia dito à Casa Branca que "o estado deve liderar a investigação" sobre o tiroteio e "que os investigadores estaduais devem garantir que a justiça seja feita".

Walz também pediu aos cidadãos que mantivessem a calma e dessem espaço às autoridades enquanto elas analisavam a cena do crime.

"O estado tem o pessoal necessário para garantir a segurança de sua população; agentes federais não devem atrapalhar nossa capacidade de fazê-lo", escreveu ele em uma publicação na rede social X.

  • Este não é o primeiro incidente desse tipo em Minneapolis. Em janeiro, Renee Good, cidadã norte-americana, foi morta por um agente do ICE durante uma operação de imigração, causando grande comoção e indignação entre os moradores de todo o país, que condenaram as ações dos agentes como um ato de violência desnecessário.
  • Desde então, foram relatados diversos casos de uso excessivo de força por agentes de imigração contra moradores durante batidas. Enquanto isso, moradores da cidade estão saindo às ruas em greve geral para exigir que os agentes do ICE deixem o estado.