
VÍDEO: EUA mostram como apreendeeram petroleiro no Caribe

O Comando Sul dos EUA compartilhou neste sábado (24) em sua conta no X um vídeo que mostra como apreende um petroleiro no Caribe. "As forças militares americanas estão interceptando navios petroleiros ilegais no Caribe para proteger o território nacional", indicou.
‼️EUA APREENDEM OUTRO PETROLEIRO NO CARIBEO Comando Sul dos EUA informou que deteve “sem incidentes” o navio motor Sagitta, que “operava desafiando a quarentena” estabelecida unilateralmente por Donald Trump para navios sancionados na zona.🚨 Detalhes: https://t.co/DetK39n9FBpic.twitter.com/YK07jZ5sYB
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 24, 2026
Os militares americanos já divulgaram na terça-feira (20) algumas imagens da operação ao anunciar a detenção "sem incidentes" do navio motor Sagitta, que "operava desafiando a quarentena" estabelecida unilateralmente por Donald Trump.
O comando comprometeu-se a "impedir que os navios da 'frota obscura' prestem apoio a atores maliciosos e seus representantes, cujas atividades ilegais ameaçam os americanos" e seus vizinhos regionais. Além disso, indicou que a operação se enquadrava na Operação "Southern Spear" ("Lança do Sul", em português), anunciada em novembro de 2025 pelo secretário da Guerra, Pete Hegseth, com a missão de "eliminar os narcoterroristas" do continente.

- No sábado (3), os EUA lançaram um ataque militar massivo em território venezuelano. A operação terminou com o sequestro de Maduro e Flores, que foram levados para Nova York.
- Caracas classificou as ações de Washington como uma "gravíssima agressão militar" e alertou que o objetivo dos ataques "não é outro senão apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, em particular do seu petróleo e minerais, tentando quebrar pela força a independência política da nação".
- Maduro se declarou inocente na segunda-feira (5) em sua primeira audiência perante a Justiça dos EUA no Tribunal do Distrito Sul de Nova York, acusado de narcoterrorismo. Flores procedeu da mesma forma.
- A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse na segunda-feira (5) como presidente encarregada do país sul-americano.
- Muitos países do mundo, entre eles a Rússia e a China, pediram a libertação de Maduro e sua esposa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia destacou que a Venezuela deve ter garantido o direito de decidir seu destino sem qualquer intervenção externa. "Reafirmamos a solidariedade inabalável da Rússia com o povo e o governo venezuelanos. Desejamos à presidente encarregada Delcy Rodríguez sucesso na resolução dos desafios que a República Bolivariana enfrenta. Por nossa parte, expressamos nossa disposição de continuar a prestar o apoio necessário ao nosso país amigo, a Venezuela", acrescentou.
