
Trump ameaça aplicar tarifas de 100% ao Canadá se este negociar com China

Donald Trump deu um ultimato ao Canadá, alertando o país vizinho contra a aproximação com a China, em meio a preocupações de que o primeiro-ministro canadense, a quem ele se referiu como "governador Carney", tente transformar o país em "um 'porto de descarga' para a China enviar mercadorias e produtos para os Estados Unidos".
"Se o Canadá chegar a um acordo com a China, uma tarifa de 100% será imediatamente aplicada a todos os bens e produtos canadenses que entrarem nos Estados Unidos", escreveu Trump no Truth Social.

"Nova ordem mundial"
Durante sua visita a Pequim, o primeiro-ministro canadense elogiou as relações de seu país com a China, em meio às tensões comerciais persistentes entre Ottawa e os EUA.
"Acredito que os progressos que alcançamos nesta parceria são um bom ponto de partida para a nova ordem mundial", afirmou Carney durante a abertura de sua reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping. “Trata-se de uma parceria com uma nova abordagem, maior profundidade e um senso de propósito”, acrescentou.
O presidente chinês, por sua vez, disse que se sente "animado" com os avanços alcançados por ambas as partes desde que "retomaram e reiniciaram” os contatos nos últimos meses. "Uma relação saudável e estável entre o Canadá e a China beneficia nossos dois países e a paz e a estabilidade do mundo", afirmou.
