Notícias

Lula diz que em Gaza matam os pobres para depois construir hotel de luxo

Presidente critica destruição provocada em Gaza e questiona ausência da população nos planos de reconstrução.
Lula diz que em Gaza matam os pobres para depois construir hotel de luxoGettyimages.ru / Saeed M. M. T. Jaras/Anadolu

O presidente Lula denunciou nesta sexta-feira (23) o que classificou como um projeto de eliminação seguido de exclusão na Faixa de Gaza. Durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ele afirmou que a ofensiva israelense matou dezenas de milhares de pessoas e, agora, os responsáveis falam em reconstrução voltada ao turismo de luxo, sem qualquer atenção à população que vivia ali.

"Derrubaram, mataram mais de 70 mil pessoas para dizer que nós vamos agora recuperar Gaza e fazer hotel de luxo", declarou.

Em seguida, Lula questionou: "E o povo que morreu? E as pessoas pobres que estão lá? Vão morar onde?". 

O presidente traçou um paralelo com a atuação da direita no Brasil. "Mesmo quando a direita é intolerante, ela desapropria. Lá não, lá eles mataram", disse. Para ele, a destruição em Gaza foi deliberada e conduzida sem qualquer plano real de inclusão social na reconstrução.

Lula sugeriu que os responsáveis pela ofensiva poderiam ter buscado alternativas mais humanas. "Poderiam ter chamado o Brasil: 'Ô Lula, vem aqui! Ensina a gente como é que constrói casa para pobre'", afirmou, citando o programa Minha Casa Minha Vida como exemplo de política habitacional voltada à dignidade.

Segundo o presidente, reconstruir significa garantir que o povo que vivia em Gaza possa retornar com condições mínimas de moradia e respeito.

"Nós iríamos fazer o Minha Casa Minha Vida e colocar o povo pobre para morar decentemente, como a gente coloca aqui no Brasil", concluiu.