Notícias

Lula rejeita submissão e diz: 'Brasil não será mais colônia de ninguém'

Presidente defende soberania e afirma que o país não aceitará ser comandado por interesses estrangeiros.
Lula rejeita submissão e diz: 'Brasil não será mais colônia de ninguém'Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (23) que o Brasil não aceitará ser submisso a potências estrangeiras e rejeitou qualquer tentativa de tutela internacional. A declaração foi feita durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, onde o presidente destacou que o país deve manter relações com todos, sem se curvar a nenhuma nação.

"O Brasil quer ter relação com os Estados Unidos. O Brasil quer ter relação com Cuba. O Brasil quer ter relação com a China. O Brasil quer ter relação com a Índia. O Brasil quer ter relação com a Rússia. A gente não tem preferência", declarou.

Segundo ele, a independência nas decisões do país é inegociável. "O que a gente não aceita mais é voltar a ser colônia pra alguém querer mandar na gente", afirmou Lula.

O presidente também relacionou esse posicionamento à atual conjuntura global, marcada por disputas geopolíticas, pressões externas e enfraquecimento de mecanismos multilaterais.

Para Lula, os países do Sul Global precisam agir com firmeza para defender sua autonomia diante das potências que tentam exercer influência sobre suas políticas internas.