
Putin: 'Rússia constrói quebra-gelos como nenhum outro país do mundo'

A Rússia constrói quebra-gelos como nenhuma outra nação, afirmou nesta sexta-feira (23) o presidente Vladimir Putin, ressaltando que seu país tem sido, sem dúvida, "o líder na exploração do Ártico" já há muitas décadas.
"Construímos quebra-gelos únicos no mundo", afirmou durante sua visita ao Instituto de Física e Tecnologia de Moscou, lembrando que a Rússia já possui 34 quebra-gelos a diesel e 8 quebra-gelos nucleares em operação.
"Além disso, está sendo construído no Extremo Oriente, nos estaleiros Zvezda ("Estrela", em russo), um quebra-gelo nuclear de 150 megawatts. Nunca houve nada igual no mundo", destacou Putin, detalhando que "a construção está avançando" e que deve ficar pronto em 2030. "É uma vantagem que nenhum outro país do mundo possui atualmente. E, é claro, estamos ampliando esse trabalho", concluiu.
Vantagens da Rússia

A frota de quebra-gelos russa é única tanto pelo número de unidades como pela composição dos navios que a integram.
O Stalingrad será construído nos estaleiros Baltiisk, em São Petersburgo. Trata-se do sexto quebra-gelo atômico em série do projeto 22220: o Sibir, o Ural e o Yakutia já estão em serviço, o Chukotka está sendo concluído após seu lançamento em novembro do ano passado e o Leningrad continua em construção.
Os navios desse projeto deslocam 33.500 toneladas e medem 173,3 metros de comprimento e 34 de largura. Seus reatores fornecem às hélices uma potência de cerca de 60 megawatts, o que lhes permite abrir caminho entre placas de gelo de até três metros de espessura. O conceito de calado duplo desses navios permite que eles operem tanto nas águas congeladas do Ártico quanto na foz de rios polares.
"A Rússia é o único país do mundo capaz de produzir quebra-gelos atômicos potentes e confiáveis em série [...], utilizando suas próprias tecnologias nacionais", afirmou anteriormente o presidente. Ele ressaltou que, 'apesar das dificuldades e desafios atuais", o país continuará "ampliando as capacidades" de sua frota desse tipo de navio, "desenvolvendo a construção naval nacional e criando avanços científicos e tecnológicos revolucionários".
