Notícias

Putin: 'Muitos países do mundo prestam especial atenção ao que acontece no Ártico'

O presidente russo destacou que a Rússia tem sido líder em pesquisa na região há décadas e mantém seu desenvolvimento tecnológico nessa área.
Putin: 'Muitos países do mundo prestam especial atenção ao que acontece no Ártico'Sputnik / Sergey Bobylev

A região ártica desperta o interesse de vários países ao redor do mundo, destacou nesta sexta-feira (23) o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"Como todos sabemos, não apenas os países árticos, mas também muitos outros países do mundo prestam especial atenção ao que ocorre no Ártico", afirmou Putin durante encontro com estudantes e graduados do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (MFTI) por ocasião do Dia do Estudante na Rússia.

Putin destacou que a Rússia, durante décadas, tem sido líder em pesquisa na região e mantém seu desenvolvimento tecnológico nessa área. Nesse sentido, o presidente destacou que seu país constrói quebra-gelos "únicos no mundo", observando que a Rússia já possui 34 quebra-gelos movidos a diesel e 8 quebra-gelos a energia nuclear em operação.

O presidente também indicou que outros dois navios desse tipo – o Chukotka e o Leningrad – estão em construção ativa, enquanto que o Stalingrad encontra-se em fase de pré-construção.