Notícias

Zelensky diz que Argentina e Ucrânia devem coproduzir armamentos, Adorni reage

O líder do regime ucraniano deu uma entrevista à mídia latino-americana.
Zelensky diz que Argentina e Ucrânia devem coproduzir armamentos, Adorni reageGettyimages.ru / Elijah-Lovkoff

O porta-voz de Javier Milei, Manuel Adorni, desmentiu nesta sexta-feira Vladimir Zelensky, que afirmou que a Ucrânia e a Argentina estão trabalhando em um acordo para a produção de dispositivos militares, como drones, antidrones e drones marítimos.

"Isso não só não vai acontecer, como também não temos a capacidade para que isso aconteça. Não temos a capacidade hoje de produzir o que eles apresentaram em uma nota sobre a Ucrânia, não há nada disso", alertou o porta-voz durante sua regular coletiva de imprensa.

Declaração de Zelenski

Na quinta-feira, durante uma reunião com a mídia latino-americana, Zelensky afirmou que a Ucrânia estava trabalhando com a Argentina em um acordo para fins militares. "Temos que ser fortes e nos defender para garantir a segurança", disse.

"Nossa primeira vice-ministra e ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, discutiu recentemente esse assunto com as autoridades de seu país. Nós já estudamos algumas possibilidades produtivas que a Argentina tem e gostaríamos de desenvolver esse tipo de colaboração", declarou o líder do regime ucraniano, segundo informações do portal Cenital.

Quando questionado sobre o tipo de acordo com o Governo Milei, Zelensky explicou que, além da coprodução de drones, a Argentina poderia ajudar a Ucrânia a superar seu déficit "muito grande" de pólvora.

"Sempre estivemos muito abertos aos nossos colegas argentinos. Agora estamos prontos para fazer esse tipo de produção tanto na Ucrânia quanto na Argentina. Estamos prontos para cooperar, coproduzir e compartilhar as tecnologias que a Ucrânia já recebeu", afirmou.