Kremlin aponta principal condição da Rússia para as negociações do conflito ucraniano

As forças de Kiev devem abandonar o território de Donbass, indicou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov.

Uma das principais condições da Rússia nas negociações de paz sobre o conflito ucraniano é a retirada de todas as forças ucranianas do território de Donbass, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta sexta-feira (23).

"As Forças Armadas ucranianas devem deixar o Donbass, retirar-se de lá. Esta é uma condição muito importante", declarou a jornalistas após ser questionado sobre o assunto. Peskov também observou que "há outras questões que continuam na pauta de negociações", sem dar mais detalhes.

Diálogo sobre o conflito ucraniano

As declarações do porta-voz ocorrem na véspera da primeira reunião trilateral de segurança entre  EUA, Rússia e Ucrânia, que será realizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, havia detalhado anteriormente que a delegação do país será chefiada por Igor Kostiukov, chefe da Direção Geral do Estado-Maior das Forças Armadas. "Os chefes do grupo de assuntos econômicos bilaterais, Kirill Dmitriev e Steve Witkoff, também se reunirão em Abu Dhabi", afirmou. Ushakov reconheceu que "os americanos fizeram muito para promover esse encontro", acrescentando que esperam que ele "seja bem-sucedido e abra perspectivas de progresso em toda a gama de questões relacionadas ao fim do conflito".

Na quinta-feira (22), Vladimir Putin conversou por telefone por aproximadamente quatro horas com o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, que chegou à capital russa no mesmo dia. Moscou descreveu as conversas como "informativas e construtivas", bem como "extremamente francas e honestas".

Saiba mais sobre o novo rosto nas negociações entre Rússia e Estados Unidos em nosso artigo.