Notícias

EUA avaliam retirada da Síria, o que encerraria operação de uma década - WSJ

A medida estaria sendo considerada após ordem do governo do presidente sírio Ahmed al-Sharaa para dissolver as Forças Democráticas da Síria (FDS), antigo aliado de Washington.
EUA avaliam retirada da Síria, o que encerraria operação de uma década - WSJLegion-media.ru / Tomas Ragina /

Os Estados Unidos estão considerando uma retirada completa de suas forças militares da Síria, o que marcaria o fim da operação americana iniciada em 2014, quando o então presidente Barack Obama ordenou a intervenção na guerra civil do país. A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal (WSJ) nesta quinta-feira (22), com base em fontes familiarizadas com o assunto.

A decisão estaria sendo avaliada após uma ordem do governo do presidente sírio Ahmed al-Sharaa para dissolver as Forças Democráticas da Síria (FDS), antigo aliado de Washington. A medida ocorreu após uma ofensiva no fim de semana que deixou o grupo paramilitar liderado pelos curdos praticamente desmantelado.

Atualmente, cerca de 1.000 soldados americanos permanecem mobilizados na Síria com o objetivo de impedir o ressurgimento do Estado Islâmico* (EI), após a queda do presidente Bashar al-Assad.

O que pode influenciar essa decisão?

Entre os fatores que pressionam por uma possível retirada está a dificuldade de coordenar operações com o Exército sírio. Segundo autoridades americanas, as fileiras da força governamental incluem simpatizantes jihadistas e combatentes com ligações à Al-Qaeda* e ao Estado Islâmico*.

A situação dos prisioneiros do Estado Islâmico* no nordeste do país também está entre as preocupações. De acordo com o WSJ, os EUA começaram nesta semana a transferir cerca de 7.000 dos aproximadamente 9.000 detidos para prisões no Iraque, devido à incapacidade de garantir a segurança dos centros de detenção após a retirada das Forças Democráticas da Síria (FDS) e a consolidação do controle pelas forças sírias.

* Reconhecido como grupo terrorista na Rússia e proibido em seu território.