O presidente francês, Emmanuel Macron, percebeu que o mundo é regido pela lei do mais forte graças aos óculos de sol "mágicos" que usou durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, ironizou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na quinta-feira (22).
Em seu discurso na terça-feira (20), Macron alertou para o ressurgimento das "ambições imperiais" e "uma mudança para um mundo sem regras, onde o direito internacional é desrespeitado e a única lei que parece importar é a do mais forte".
"Acho que a chave está nos 'óculos mágicos' de Macron que ele usou durante seu discurso no fórum de Davos. Acho que ele os usou e recuperou a visão", comentou Zakharova referindo-se à mudança na retórica de Macron.
A porta-voz destacou que Moscou já havia dito em mais de uma ocasião que todas essas regras que o Ocidente criou para substituir o direito internacional se resumem a apenas uma regra: a lei do mais forte.
Em 15 de janeiro, o presidente francês apareceu com o olho direito muito vermelho durante seu discurso de Ano Novo às Forças Armadas. O Palácio do Eliseu explicou que "era simplesmente um pequeno vaso sanguíneo no olho que sangrou".
No Fórum de Davos, Macron teria usado óculos de sol por conta disso, motivo pelo qual foi zombado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.